Capacidade de Páginas ISO.
Sabe o que significa Capacidade de Páginas ISO? Ou sabe como calcular a cobertura de página quando imprime? Saiba tudo aqui, nós explicamos.
Rendimento ISO dos cartuchos de tinta e toner
Ao longo do tempo de utilização, a tinta ou toner são certamente o principal custo que irá prevalecer sobre todos os outros. Por essa razão, faz mais sentido escolher uma impressora com base nesses custos.
Nomeadamente o custo de impressão por página, que naturalmente calculamos de forma errada. O que um utilizador comum faz, é dividir o preço do consumível pelo número de páginas que o fabricante coloca no rótulo da embalagem. Não é assim que costuma fazer?
Pois lamento, mas está errado. O número de páginas que cada fabricante anuncia que o tinteiro ou toner faz, varia em conformidade com vários fatores de uso. Isto é, existem normas ISO/IEC em que os fabricantes se baseiam para cálculo, e os mais usados são ISO/IEC 24711 e ISO/IEC 24712.
Estas normas são métodos de determinação do rendimento do cartucho de tinta, para impressoras a jato de tinta coloridas, e dispositivos multifuncionais que contêm componentes de impressora.
O que é ISO e para que serve?
ISO é uma abreviatura de “International Organization for Standardization” que é a Organização Internacional de Normalização.
Uma organização não lucrativa do setor privado que visa estabelecer normas internacionais em categorias industriais que não as categorias elétricas. A sede de ISO fica situada em Genebra na Suíça.
As normas servem para medir a quantidade de páginas impressas, com uma determinada quantidade de tinta e não só.
Existem muitos fatores relacionados, que limita a avaliação do rendimento de página do cartucho de tinta, para cartuchos contendo tinta. Ou seja, cartuchos de tinta integrados que são os que contêm cabeçote de impressão e tinta, e cartuchos de tinta sem cabeçotes de impressão integrados, para sistemas de impressão a jato de tinta colorida.
Os principais fatores a ter em conta para estas avaliações, são os seguintes:
- A cobertura de página, isto é a quantidade que vai ficar impressa na folha de papel;
- A impressão contínua, isto quer dizer que o equipamento fica constantemente a imprimir até acabar a tinta;
- A utilização de impressão em frente e verso ou apenas num dos lados da página;
- O tipo de papel utilizado, para isso é tido em consideração papel A4 comum;
- O tamanho e o tipo dos trabalhos que são impressos;
- O tipo de cores usados na impressão e a composição de cores;
- O ambiente de utilização e o SO (Sistema Operativo) do computador.
Tudo isto é tido em conta para a avaliação do número de páginas, que um determinado cartucho de tinta está previsto conseguir imprimir. No entanto, na realidade do dia a dia, o utilizador comum dificilmente conseguirá medir e testar com exatidão o rendimento do tinteiro.
Já reparou no sinal colocado junto ao número de páginas na embalagem original do tinteiro ou toner? Pois, o * tem muita informação que normalmente desconhece.
Figura 1 Conjunto de amostra de impressão padrão ISO – monocromático
Como se calcula a quantidade de páginas de impressão?
A quantidade de páginas é um valor de referência calculado por cada fabricante com base nas normas ISO.
A quantidade de páginas que se consegue obter, pode diferir em função do ambiente durante a impressão, (como exemplo: a temperatura e humidade ambientes), das definições da impressora (como exemplo: o modo de qualidade de impressão, versão do computador utilizado). Também influenciam, certos hábitos de impressão do próprio utilizador (como exemplo: ciclo de alimentação on/off (ligar, imprimir um documento e depois desligar o equipamento), tamanho do trabalho de impressão, percentagem de cobertura).
Por conseguinte, a quantidade de páginas anunciadas representa um valor aproximado para os tinteiros, sendo que os resultados reais podem variar significativamente.
Os métodos de ensaio em geral podem variar, mas os mais comuns serão estes:
- Preferencialmente são utilizadas três impressoras ou multifunções exatamente iguais nos testes;
- São usados cerca de nove cartuchos de cada cor, Preto, Ciano, Magenta e Amarelo;
- O ambiente de ensaio está estabilizado numa temperatura de 23º C com ± 2º C;
- O modo de impressão utilizado é o de impressão contínua do padrão de ensaio habitual;
- O modo de substituição do cartucho utilizado é quando aparece a mensagem de tinteiro vazio, ou é solicitado a troca do cartucho vazio;
- Os documentos utilizados nos testes, apresentam uma cobertura aproximadamente de 5% para impressão a Preto e até 20% de preenchimento da página com as três cores Ciano, Magenta e Amarelo.
Figura 2 Conjunto de amostra de impressão padrão ISO – 3 Cores Ciano, Magenta, Amarelo
Porque fica tinta dentro do tinteiro vazio?
Quando efetua a substituição do cartucho de tinta esgotado, muitas vezes se depara com uma certa quantidade de tinta, ainda existente no tinteiro vazio, e se questiona porquê. Calma, tudo tem um significado, e é bem importante, ora veja.
Essa pequena quantidade de tinta deixada no cartucho de tinta, serve para manter a integridade da cabeça de impressão e do sistema de distribuição de tinta no cabeçote de impressão. Isto vai ajudar a garantir a continuidade de uma qualidade de impressão satisfatória para o utilizador.
Imagine que a impressora consumia toda a tinta existente no cartucho de tinta, e também nos canais de tinta. Quando fosse substituído o cartucho de tinta por um novo, a impressora teria que em primeiro lugar encher toda a tubagem ou canais de tinta. Mas na maioria das vezes, ficariam algumas gotículas de ar na cabeça de impressão, que não sairiam facilmente.
Outro fator muito importante, seria de que gastaria muito mais tinta para encher todo o circuito de tinta novamente. Com tudo isto, certamente a qualidade de impressão já não seria a mais satisfatória.
Para evitar desperdícios e avarias mais complexas, os fabricantes determinaram um mínimo de tinta para salvaguardar o sistema de impressão.
Como é calculada a capacidade em páginas?
A capacidade em páginas ISO indicada tem de ter um intervalo de confiança igual ou superior a 90% da média. Os testes são realizados com o uso de 9 unidades de toner, ou 9 unidades de tinteiros. Para ser calculada a capacidade máxima em páginas ISO. O cálculo faz-se do seguinte modo:
Capacidade em páginas ISO = Capacidade em páginas média – (1,86 * (desvio padrão da capacidade em páginas / 3))
Esta é a fórmula usada para cálculo da capacidade de um tinteiro ou toner. Parece um pouco confuso, mas é mesmo assim.
Capacidade ISO vs capacidade real
Visto que o teste de capacidade ISO, é um teste controlado. Num ambiente real é pouco provável que um cliente replique, de forma exata, as suas condições e parâmetros.
Consequentemente, na capacidade em páginas poderá ver uma variação positiva ou negativa considerável. Dependendo de fatores como já mencionados anteriormente, e acrescentando ainda, a determinação de fim de vida útil dos equipamentos.
Veja este caso como exemplo: Os resultados da capacidade em páginas ISO, podem ser encarados como os valores de consumo (quilómetros por litro de combustível) dos automóveis. Estes valores são úteis para comparar o consumo dos vários veículos, mas poderão não representar com precisão os valores médios que irá obter na realidade.
Os consumos reais podem ser afetados pelo local onde conduz, pelo modo como conduz, pela condição e manutenção do veículo, por variações nos combustíveis, pelas condições atmosféricas, e por outros fatores.
Sabia que..
O rendimento pode ser menor quando se imprime com pouca frequência, ou usando predominantemente apenas uma cor de tinta numa impressora a cores.
Se fosse possível manter o seu equipamento ligado e imprimir todos os dias, a capacidade de impressão será maior do que se tivesse que ligar e desligar o aparelho de impressão sempre que fosse necessário para imprimir.
A forma correta de usar o seu equipamento de impressão a jato de tinta, é manter todas as tintas com nível de tinta suficiente, de forma a garantir a manutenção da mesma.
Todas as cores de tinta terão de ser utilizadas para impressão e manutenção da impressora, ou impressora multifuncional, e todas elas devem estar instaladas no equipamento.
Os modos de qualidade rascunho, económico, fast ou rápido, vão degradando a qualidade dos injetores (Nozzles). Originando que a condensação gerada pelo calor libertado na impressão, após arrefecimento do cabeçote, origina oxidação e danos na cabeça de impressão.
Nos sistemas de injeção a frio, o caso é diferente, porque as cabeças de impressão PRECISION CORE – HEAT FREE dos sistemas de impressão EcoTank além de mais robustas, foram concebidas para impressões mais rápidas e sem perda de qualidade.
Se utilizar papel comum (80 gr.) A4 e definir na impressora ou no PC, que está a usar papel leve (60 a 70 gr.), obtém mais economia de tinta. Assim, não precisa usar o modo rascunho ou económico, acabando por obter mais qualidade na impressão e fiabilidade do equipamento.
Publicado: 15 de Abril, 2023
Autor e editor do conteúdo
Paulo Gouveia