Não consegue imprimir com a sua impressora?
Muito provavelmente será devido a uma atualização do Windows 10.
As atualizações do Windows 10 começam já a ter má fama e a assustar os utilizadores. Sempre que a Microsoft lança uma nova atualização para o Windows 10, os problemas não demoram a surgir e a afetar cada vez mais os utilizadores, que julgam estar convencidos que o SO vai melhorar e afinal só causa dores de cabeça.
Depois de muitos relatos de problemas em atualizações anteriores, eis que chega um novo, afetando novamente o Windows 10. Agora o problema está nas impressoras e na impossibilidade de imprimir diretamente com este sistema operativo.
Novo Problema detetado com as atualizações do Windows 10
Foi no final da semana passada que os problemas começaram a ser relatados e a ganhar um volume superior ao esperado. Os relatos centram-se todos no mesmo problema, uma impossibilidade de imprimir, algo que até efetuarem atualização do Windows não acontecia.
A análise feita por vários utilizadores apontava para um problema comum a todos. O spooler do Windows 10 estava a apresentar problemas e era aqui que os documentos ficavam presos e sem saírem na impressora.
Deixou de ser possível imprimir neste sistema operativo
A tentativa de atualização dos drivers, algo que normalmente serve como solução em muitos casos não parecia ter qualquer sucesso.
Se pretender resolver problemas diretamente no Painel de Controlo, não vai solucionar qualquer coisa nenhuma, mesmo se clicar com o botão direito do rato sobre o ícone da impressora instalada, este apenas vai apresentar as propriedades do scâner, se se tratar de uma multifunções.
Muitos utilizadores, também já tentaram instalar outro tipo de drivers ou até mesmo duvidar da conetividade do cabo USB ou da rede, mas não se trata de nenhuma falha física e nem mesmo avaria do seu equipamento de impressão.
A culpa é mesmo das atualizações que instalou
O foco virou-se então para as mais recentes atualizações, que tinham sido lançadas alguns dias antes.
E foi precisamente aqui que o problema foi detetado. As atualizações lançadas na Patch Tuesday, que corrigiam muitos problemas, acabariam por trazer mais um, com grande impacto para os utilizadores e para as suas máquinas.
A Microsoft garante já estar a trabalhar nestes problemas
Do que foi relatado, os problemas estão nas atualizações recentes KB4560960 e KB4557957. Estas corrigem muitas falhas de segurança, mas abrem a porta a esta falha grave. O problema chega a ter impacto ao imprimir para PDF, algo independente das impressoras.
A Microsoft, entretanto, já veio a público reconhecer o problema e garantir que o vai resolver. Até lá, a solução é mesmo a remoção dessas atualizações, regressando à versão anterior, se livrará desses problemas.
Como controlar essas atualizações do Windows 10
As atualizações trazem ao Windows 10 correções de problemas e até novidades importantes. Esta é a forma que a Microsoft encontrou para tratar dos seus sistemas operativos, mantendo-os sempre livres de problemas.
Claro que nem sempre estas atualizações correm de forma perfeita, o que levanta um problema. Como pode um utilizador saber que atualizações tem instaladas? E o que deve fazer caso precise de a remover? As respostas estão no Windows 10, de forma bem acessível.
A cada nova atualização do Windows 10, a Microsoft corrige e trata de problemas. Muitas vezes são pequenas melhorias e noutros casos são correções para problemas que podem bloquear o próprio sistema.
Mas ás vezes, nem sempre é assim, e as melhorias podem ser insignificantes em relação aos problemas causados por outros bugs, por essa mesma atualização ao sistema operativo.
É por isso importante controlar e poder agir sobre estas novas versões.
Saber que atualizações estão instaladas
A informação desta área que deve ser já bastante extensa é a lista de atualizações do Windows instaladas. Esta pode ser consultada num lugar simples, acedendo às Definições do Windows 10.
Dentro das Definições deverá aceder a Atualizações e Segurança. Devem entrar diretamente no separador Windows Update e escolher a opção Ver histórico de atualizações.
É então que tem acesso à lista de atualizações que estão instaladas no Windows 10 e no PC. Podem verificar cada uma das diferentes atualizações presentes.
Estas vão estar organizadas de forma a que possam ser vistas por categorias. Também podem ser expandidas de modo a serem vistas em detalhe.
Como remover as atualizações do Windows 10
Claro que existe também, situações em que estas atualizações precisam de ser removidas. São raras, mas sempre associadas a problemas do próprio sistema operativo ou da Microsoft.
Para remover uma destas atualizações só precisará de carregar na opção Desinstalar atualizações. Esta opção está na interface onde estão listadas as atualizações instaladas.
De imediato são encaminhados para uma lista de atualizações, que podem ser removidas. Estas, só precisam de ser escolhidas e depois selecionada a opção para desinstalar. O processo decorre de forma automática.
Com as atualizações a serem cada vez mais importantes a nível de segurança, a Microsoft redesenhou o Windows 10, de forma a este tornar o processo de atualização mais preciso e simplificado. Assim sendo, este consegue agora dar ao utilizador um melhor desempenho, numa interface mais limpa e intuitiva.
A solução já chegou!
Atualmente a Microsoft já disponibilizou atualizações de correção deste e de outros “Bugs”. Por essa razão, aconselho vivamente a verificar e efetuar todas as atualizações que fiquem disponíveis no seu PC.
Voltar à versão anterior do Windows 10
Eis uma resolução que muito provavelmente vai corrigir os problemas causados pela última atualização do Windows 10.
Dentro das Definições, deverá selecionar Recuperação e Voltar à versão anterior do Windows 10.
Esta funcionalidade vai reverter à versão que tinha antes da atualização que lhe causou todos esses problemas com falha de impressão e falha de drivers de impressão. O seu PC, vai reiniciar algumas vezes e vai ficar tal e qual estava antes da última atualização do Windows 10.
Lembro que esta, pode não ser a solução definitiva para essa chatice. O Windows vai forçar a instalação de atualizações, por essa razão ou outra, mais cedo ou mais tarde, vai ter essa mesma atualização instalada. Então, se ponderar esperar mais um pouco, ir efetuando todas as atualizações que a Microsoft vai disponibilizando no Windows Update também será uma alternativa de solução.
Fonte PPLWare
Publicado: 20 de Junho, 2020
Autor e editor do conteúdo
Paulo Gouveia